sábado, 26 de outubro de 2013

Sociedade inclusiva e inclusão digital

Após uma pesquisa sobre o conceito inclusão digital, encontrei a seguinte publicação da UNESCO: "Inclusão digital e social de pessoas com deficiência", que consiste numa coletânea com orientações para a capacitação de monitores de telecentros brasileiros (espaços públicos onde as pessoas podem utilizar os computadores, a Internet e outras tecnologias digitais, de forma a reduzir o isolamento, criar oportunidades de aprendizagem e promover a inclusão digital), sem conhecimento especializado no trato com pessoas portadoras de deficiência.
Este conjunto de textos de referência abrange temas como direitos humanos e as necessidades especiais; caraterísticas definidoras de necessidades especiais motoras, visuais, múltiplas ou outras; informações sobre tecnologias disponíveis para a inclusão digital de pessoas com deficiência.

De onde destaco: 

"O modelo social está ligado a uma nova fase de políticas, denominada de inclusão. Enquanto na integração é apenas a pessoa com deficiência quem deve se adaptar para integrar a sociedade, a inclusão visa qualificar a sociedade para que possa incluir a todos."

"Sociedade inclusiva é aquela que se adapta e se transforma para que as necessidades e diferenças de cada um sejam respeitadas e consideradas, permitindo a igualdade de oportunidades. É principalmente a sociedade que deve evitar a exclusão."

"Uma sociedade inclusiva é aquela que é capaz de contemplar toda a diversidade humana e encontrar meios para que qualquer um, priveligiado ou vulnerável, possa ter acesso a ela, preparar-se para assumir papéis e contribuir para o bem comum".

"Hoje em dia é sabido que as tecnologias de informação e comunicação vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos da nossa cultura e, sua utilização, meio concreto de inclusão e interação no mundo (LEVY, 1999).
Essa constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos a pessoas com deficiências. (...) Em muitos casos, o uso dessas tecnologias é a única maneira pela qual diversas pessoas podem comunicar com o mundo exterior, tendo oportunidade de explicitar os seus desejos e pensamentos."

Deixo aqui o link, caso queiram ler a publicação na íntegra.
http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001600/160012por.pdf



2 comentários:

  1. Embora não tenha conseguido ver com muita atenção e apesar de ser de 2007, parece-me um documento muito útil! Sugiro que consultem e deixem aqui a vossa impressão sobre o mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que li, na diagonal o documento, mas fiquei com a sensação que é muito completo, desde preocupações, aos direitos humanos, às tecnologias de apoio. Irei, com mais tempo, lê-lo com mais atenção.

    ResponderEliminar