sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dificuldades de Aprendizagem Específicas

As Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) são a problemática mais prevalente dentro das Necessidades Educativas Especiais (NEE), representando cerca de 48% dos alunos com NEE.
 
Deixo aqui a definição portuguesa de DAE:
 
 
"As dificuldades de aprendizagem específicas dizem respeito à forma como um indivíduo processa a informação - a recebe, a integra, a retém e a exprime -, tendo em conta as suas capacidades e o conjunto das suas realizações.as dificuldades de aprendizagem específicas podem, assim, manifestar-se nas áreas da fala, da leitura, da escrita, da matemática e/ou da resolução de problemas, envolvendo défices que implicam problemas de memória, percetivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou metacognitivos. Estas dificuldades, que não resultam de privações sensoriais, deficiência intelectual, problemas motores, défice de atenção, perturbações emocionais ou sociais, embora exista a possibilidade de estes ocorrerem em concomitância com elas, podem, ainda, alterar o modo como o indivíduo interage como meio envolvente." ( Correia,2005)
 
De entre as DAE, as mais frequentes são:
 
  • Dislexia: Incapacidade severa da leitura (Hallahan, Kauffman & Lloyd, 1999); dificuldades no processamento da linguagem, cujo impacto se reflete na leitura, na escrita e na soletração (NCLD,1997); problemas graves na leitura, na soletração e na escrita (transposição de letras e sílabas e problemas de articulação).

  • Disgrafia: Dificuldade na escrita. Os problemas podem estar relacionados com a componente  grafomotora (padrão motor) da escrita (e.g., forma das letras, espaço entre palavras, pressão do traço), com a soletração, e com a produção de textos escritos (NCLD, 1997).
 
  • Discalculia: Dificuldade na realização de cálculos matemáticos (Hallahan, Kauffman & Lloyd, 1999).
 
  • Dispraxia: Dificuldade na planificação motora, cujo impacto se reflete na capacidade de um indivíduo coordenar adequadamente os movimentos corporais (NCLD, 1997).
 
  • Problemas de perceção auditiva: Problemas na capacidade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequenciá-los em palavras escritas; é uma componente essencial no que respeita ao uso correto da linguagem e à descodificação da leitura (NCLD, 1997).
 
  • Problemas de perceção visual: Problemas na capacidade para observar pormenores importantes e dar significado ao que é visto; é uma componente crítica no processo de leitura e de escrita (NCLD, 1997).
 
  • Problemas de memória (de curto e longo prazo): Dificuldades em armazenar  e/ou recuperar ideias ou factos, como por exemplo, quando se apela à lembrança de números telefónicos, de endereços e/ou de instruções para realizar uma tarefa.
 
 
 
Correia, L. M. (2008). Dificuldades de aprendizagem específicas: Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora/Secretaria Regional de Educação e Cultura.
 
 

1 comentário:

  1. Achei como um subsidio pedagógico e valioso de ponto de vista da abordagem e profundidade.

    ResponderEliminar