sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dislexia deixou de ser mito mas continua sem resposta adequada nas escolas

Hoje encontrei um artigo interessante no site da sapo - saúde, que nos  fala sobre a dislexia.
 
 
Deixo-vos aqui um excerto.
 
 
A investigadora Ana Paula Vale estuda há mais de 20 anos a dislexia, que começou por ser considerada "um mito” e é hoje uma perturbação de desenvolvimento reconhecida, embora ainda não tenha uma resposta adequada nas escolas.

“Felizmente, hoje já se percebeu que a dislexia não é uma invenção, é uma condição, uma perturbação de desenvolvimento que provoca essa dificuldade de aprendizagem específica da leitura”, afirmou à agência Lusa a professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ana Paula Vale impulsionou a Unidade de Dislexia da UTAD, em Vila Real, e coordenou o primeiro estudo em Portugal sobre a prevalência desta perturbação em crianças, concluindo que 5,4% dos 1460 avaliados nos concelhos de Vila Real e Braga possuem dificuldades na área da leitura ou escrita.

“Este estudo indica que, numa turma com 25 crianças, existe uma probabilidade muito elevada de uma delas ter dislexia”, salientou.
 
Quando começou a trabalhar na área, a docente diz que “havia um elevado número de pessoas que até partilhavam a ideia de que a dislexia era um mito, uma coisa inventada”.

Em 20 anos, a mentalidade mudou e hoje, de acordo com a investigadora, já se percebeu que se trata de “um problema sério”.

“Apesar disso não existe no sistema educativo em Portugal uma resposta adequada a este problema. Está longe de ser adequado. As escolas não têm meios para responder a este problema”, frisou.
 
Se quiserem saber mais, consultem:
 

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